custa a crer e dói ouvir
Acredito que se a minhoca mal nasce é minhoca, o homem, bicho mais complexo,demora anos, décadas até o ser.Para ser Homem tem que aprender:posturas, maneiras, regras, valores.Desenvolver corpo e espírito, raciocínio e laços com os demais.
"Nada do que é humano me é estranho"dizia um filósofo e quando confrontados com uma barbaridade realizada por um semelhante, há um ponto da alma que treme.
ouvi nas notícias, li nos jornais e não consigo entender esta história macabra, nem há forma de amenizar o acto, prolongado, e suas consequências!!
"Grupo de crianças mata travesti de 45 anos"
"Como?", apetece perguntar porque a dúvida transborda:
Porquê?Porquê aquilo tudo?Porquê daquela forma?Porquê?
Que crianças andamos a criar, afinal??
Mas no fim das contas ver miúdos capazes desta crueldade, suscita revolta, espanto, indignação, mas são pobres criaturas:a crueldade é fruto de sofrimento, desnorte, carência de valores, falta de empatia, preconceito por falta de esclarecimento.
Não é desculpa, não deve suavizar pena ou castigo, mas remete para culpas outras, prévias:casos há em que se comenta "não estão sózinhos no crime, houve cúmplices", neste caso são vários os implicados, mas vítima e agressores eram seres "sózinhos".
Se o bem nada fizer, o mal dominará. Porque é um esforço e sinal de evolução dar a mão ao outro para ajudar.
Criar lobos, que actuam em matilha e que das caçadas retiram prazer não é tão difícil como formar um homem bom.
Aprendemos por exemplo, copiamos comportamentos e maneirismos.Com quem aprenderam estas crianças esta vontade de ferir? Quem foi o mestre da crueldade?
Não consigo compreender como se tornam as crianças indiferentes á dor alheia, a um olhar que pede ajuda?Não consigo entender como gelaram os corações destes miúdos!?
Não consegui entender ainda.
