curiosidade de efeito rápido e "era a brincar"

Arejar é preciso
Na sala dos professores sou abordada por uma colega que com mil sorrisos me questiona:"À colega é nova cá na escola?"Respondo-lhe:"Sim, de certa forma...estou a substotuir a prof...de imediato o sorriso fechou-se,soltou um "Ah!" quase desconsolado e foi à sua vidinha, dando-me as suas belas costas.A isto se chama curiosidade rapidamente satisfeita.,fulminante, com um pico aos cinco segundos e esmorecimento( não em fade) abrupto."Já fui!" sem piscar de olhos ou acenar de mão!
II
O sentido de humor faz de nós homens.O riso mantem o grupo unido.O humor é terreno de subententidos,um jogo de descodificação.Ponto chave desta opinião,em tempos coléricos que opõem Dinamarca aos Muçulmanos, como se um país podesse ter tal alcance ou pretenção, a de abalar um povo, ou religião!Mas a oposição Ocidente e oriente é clara e a falarem línguas e linguagens diferentes jamais sorrirão à mesma piada.Mas o ponto da questão é que "era a brincar".
Em teoria não há temas proibídos, embora o bom senso nos seja dado na frase proverbial "Não fales de corda em casa de enforcado."Mas o riso tem propriedades extraordinárias, permite descomprimir, desdramatizar, relativiza,permite brincar, com palavras, sítuações,imagens, traços de carácter, só traços...Também rimos do que tememos,como quem assobia no escuro para espantar o medo.
Era bom que entendessem que foi a brincar.
Era bom que o mundo fosse um lugar onde fosse seguro brincar.
Estas manifestações violentas que tem como origem caricaturas(pese embora a proibição de representar o profeta, o caracter da questão envolve dogma e religião e logo se extremam as posições e aguzidam as convicções)lembraram-me o Nome da Rosa e o poder revolucionário do riso.O humor pode ser a pior das ofensas:o riso partilhado une, quando se é o alvo do riso, o caso muda de figura e sentes-te palhaço sem circo,com riso amarelo e ciente de estar a fazer figura de urso,pele que não te assenta bem.E aí, à força de te fazerem sentir urso, por defesa, por receio, por circunstância, por não perceber,mostras as garras ou fazes cara de mau:"já chega, não estou a achar graça nenhuma" ou "Com isso não se brinca" pode traduzir a expressão, ameaça ou prelação, dá igual.Andam às turras porque não riem do mesmo, sinal de distância, incompreensão.
Parece que é preciso ter muito juízo para saber brincar.
Bem sei que as sensibilidades são diversas, e que a liberdade ,a minha, acaba onde começa a do outro, mas cá a Ocidente temos grande sentido de humor, recordo o Life os Brian uma hilariante réplica da vida de Cristo e para exemplo fica este:
video com Jesus
é a brincar, já sabem. Era bom um mundo onde se brincasse muito,muito, sem perigo
E porque as certezas absolutas
podem toldar a vista fica aqui o "sunscreen".
Um bonito conselho:
12 Comments:
Gostei do post. E dos vídeos.
obrigada,vica!
;)
A tua colega realmente nem disfarçou, mas eu prefiro esses que são directos do que os que nos tentam indrominar para que digamos mais do que queríamos. A senhora satisfez a sua curisidade e nem sequer tomou o teu tempo...
Relativamente às liberdades... as opiniões divergem, mas penso que serem todas importantes. O importante é manter a calma, saber ouver e ler, respeitar, dividir e partilhar no intuito de atingirmos um bem maior.
Beijinhos!!
(a verificação de palavras é mesmo necessária? ;D lol)
nice a coleguinha!!
obrigada por cá teres vindo ler o post, flor!
;)estamos de acordo!
quanto`à verificação, espera até o teu blog ser atacado por spam chato!a oferecer produtos fantásticos com "Pennis enlargement" que a nós girls vem mesmo a calhar!!
são uma praga, estes sim!!
;)
oi!
gostei do video do sunscreen...mas aquele não é a versão original...
mas serve pela mensagem!!!
bjocas
esta é a versão inglesa.Vou ver se emcontro a outra...um dia destes cá por estas bandas!
obrigada por cá visitares o estaminé!
;)
A malta entende...
obrigada por entenderes,Silvia
Agora é q tu me lixaste!!!!
Publiquei o video do JC mas n sabia q já tava aqui, juro!
Sorry.
está descansado que não te censuro, nem vou berrar para a tua porta!!
;)
estás à vontade!
;)
:)
Então e quanto te perguntam se és colega ou contratada???? Essa também é fantástica, não é verdade?!?!
Adorei o vídeo.... versão original ou não, a verdade é que queria um vídeozinho assim só pra mim! ;)
:)Muitos sorrisos!:)
xana, igualmente boa a pergunta, de facto.
se quiseres mando-te o link
;)
Post a Comment
<< Home