Friday, June 23, 2006

parece inventado mas não foi!!

Hoje fui chamada a fazer parte do juri de exame de equivalência de nono ano na prova oral de Língua Portuguesa.Ao exame compareceram oito alunos auto-propostos que me surpreenderam nas respostas e criatividade!Tempos verbais não sabem reconhecer; classes morfológicas também não: havia quem apostasse que "rei" era um substantivo de modo!Mas o meu espanto foi com a dificuldade de decorar os nomes dos autores estudados:das três obras de leitura obrigatória e trabalhadas,supõe-se, em sala de aula, que exemplificam os três géneros literários:dramático,épico e narrativo tinham uma vaga ideia e não conseguiam nomear,tirando uma excepção ou outra, o nome do pai do Teatro português;"dramático" continua a soar para a maioria a mortes e lágrimas com abundância e, pasme-se, foi-me dito que o autor de "Os Lusíadas" havia sido Eça de Queirós, e que o título do épico se referia aos romanos.Para culminar a última aluna da manhã de exames citou o episódio de Inês de Castro como o mais comovente de Os Lusíadas, quando questionada àcerca da identidade do amor de Inês respondeu com convicção:"Luís de Camões".
Santa ignorância!!
e aproveitando o post, aqui fica a barraguinha que me acompanha nestas "guerras"!

24 Comments:

At 10:26 AM, Blogger Caracolinha said...

EEEEEEhhhhhh llllllááááááá ... barriguinha "mai" linda !!!!

Querida, são coisas destas que nos fazem sentir tão perto !!!!

Obrigada pela partilha ... beijos encaracolados aos pais babados e ao futuro rebento lllliiinnddddooo que nós não nos vamos cansar de mimar !!!!

Estou feliz ... :)

O Freud acena com o rabo energicamente e manda lambidelas a todos e uma patada fraterna ao Gin !!!!

TUDO, mas TUDO de BOM !!!! :)

 
At 10:58 AM, Blogger nana said...

obrigada,caracolinha, fiquei a parecer caracol depois do comentário ternurento à minha barraguinha!!sempre amável!!
e hoje que é dia do meu aniversário soube bem o maiúsculo desejo!!
;)
chuács em doses Enormes e reforçadas!
;)
o gin dá pulos com o aceno do teu Freud!
bom S.joão!!
;)

 
At 1:13 PM, Blogger ricardo said...

hehehehehe
trata bem dessa barriguinha!
;)
bjokas e bom são joão e fim-de-semana!

 
At 6:39 AM, Blogger nana said...

está combinado,bluesheep!!
;)
chuács em dose dupla e bom fim-de-semana!

 
At 8:35 AM, Blogger segurademim said...

noc...noc... já acordámos da festa de aniversário?

PARABÉNS! duplos, também pela barriguinha, que está bem redonda, é menina?

DESEJO TUDO DE BOM PARA VOCÊS

(deixa lá o inferno do caos...)

que surpresa! e eu que vinha perguntar se já sabias se era menina ou menino?

beijo, bom fim-de-semna :)

 
At 5:38 AM, Blogger nana said...

já depois da festança foi com gosto que recebi o teu comentário!!
ainda não sei se é menina ou menino mas o recato(apresentou-se de joelhitos fechados!!)faz-me apostar que é menina...logo se vê!!
;)
bom Domingo e o bolo que vi lá no teu blog tem um aspecto delicioso!!
chuács a dobrar!!
;)

 
At 5:39 PM, Blogger Humor Negro said...

E a culpa é deles. Quando a maioria apresenta estes sintomas não há hipótese nenhuma, NENHUMA, que a culpa seja deles. Não me lixes nana.

 
At 4:25 AM, Blogger Maria Liberdade said...

Isto está mesmo mal. Afinal o que andam vcs professores a fazer... :)hehehe

 
At 6:06 AM, Blogger nana said...

não eram Meus alunos,humornegro!!
mas provavelmente enquanto se passava a informação em sala de aula os meninos estavam distraídos!!
eu não te lixo,humornegro!até percebo o que dizes!!
sílvia,procuro que os meus não digam tais calamidades mas há sempre quem faça as maiores confusões!!
;)

 
At 6:23 AM, Blogger Humor Negro said...

Por acaso nem estava a personalizar a questão nana. A questão não me parece personalizável. Acho que é que não pode ser coincidência que os miúdos apresentem todos um perfil semelhante. Assim sendo algo está mal no sistema de ensino, e não são necessária (ou exclusivamente) os professores.

 
At 8:50 AM, Blogger O Chaparro said...

santa ignorancia.
ja ta grande a barriga.
já faltou mais.espero k teja tudo a correr bem

 
At 12:24 PM, Blogger peciscas said...

Ó colega: quem inventou a história dos exames de equivalência, a que podem recorrer alunos que reprovámos, durante o ano, com oito negativas, é que deveria aturar essas chachadas...

 
At 12:27 PM, Blogger peciscas said...

E, já me esquecia: que tenhas uma boa hora!
E aproveita enquanto é tempo, pois, como sabes, com o novo ECD as professoras que forem mães, vão ficar fora do combóio para a carreira de Professor Titular.

 
At 2:42 AM, Blogger nana said...

humornegro,já estou habituada ao tom do teu humor e achei por bem responder assim...até mereceu segunda visita tua!!Calculei que não fosse um atque à minha pessoa,desde logo!!
;)
chaparro,obrigada por cá passares!Estamos finos!Vou espreitar a barriguinha na sexta!!
;)
peciscas,obrigada pela visita!Este último recurso para os repetentes faz rir!!E quanto ao resto,logo se verá!!
;)

 
At 5:11 AM, Blogger Gotinha said...

Qual a data prevista para o nascimento??!

 
At 8:40 AM, Blogger O Chaparro said...

vim desejar-vos um bom fim d semana

 
At 3:56 AM, Blogger nana said...

gotinha,prevê-se que nasça a 12 de Novembro!
;)
chaparro,um excelente fim-de-semana!
;)

 
At 3:16 AM, Blogger nana said...

obrigada pela dupla visita,ritinha!!vou passar a informação à minha sobrinha!
;)

 
At 12:47 PM, Blogger Cristina said...

ena!! o melhor disso tudo é mm a barriguinha ;)))

realmente é espantosa a ignorancia..

beijocas

 
At 2:33 AM, Blogger nana said...

tens razão,cristina, espantam-nos com a sua alegre ignorância!!
;)
obrigada pelo elogio à barriguinha(cada vez mais proeminente!!)
;)
duplo chuác!!
;)

 
At 3:53 AM, Blogger 1entre1000's said...

ja esta grande a barriga!!!
Que lindo...

 
At 6:16 AM, Blogger nana said...

obrigada pela visita,1entre1000!
um chuác duplo!!
;)

 
At 2:49 AM, Blogger Alex said...

Nana ...


tu estás de bebe???????
Ando mesmo a leste :-(


Diz-me!
Adoro a tua barriga.
Adoro todas as barriguinhas que crescem assim ... e ando com uma vontade ... sabes ... mas isso, é só um desabafo, aqui, que ninguém me ouve :-)

És simpática Nana.

 
At 4:06 AM, Blogger nana said...

Oh, alex!!Já cá não aparecias há uns tempos ou andas muito distraída!!
Obrigada pelas amáveis palavras!
e chuác em dose dupla: um meu outro do rebento, que por sinal é uma menina!!
;)

 

Post a Comment

<< Home