Monday, August 29, 2005

a boa vaidade



Já se sabe que a vaidade é das maiores fraquezas humanas e das mais fáceis de manipular. O filme "Advogado do Diabo" é uma ilustração fantástica do acima dito. Mas há vaidades e vaidades! Há pessoas vaidosas com motivo e há os vaidosos delirantes, que só eles sabem o motivo! A humildade em excesso também é irritante e soa a falso. Há de tudo, como na farmácia.E não pretendendo fazer a apologia da vaidade tout court , este post faz a defesa da vaidade q.b., sem desculpas ou justificações. a vaidade que vem de recerbermos um "well done", verbalizado ou não, a vaidade de um forte abraço recebido em silêncio, a vaidade de nos visitarem para dizer olá, a vaidade pelos que nos são próximos, a vaidade por um trabalho que saiu bem.

Desta vaidade, que nos faz sentir bem, "cheios", mas com um espacinho para os demais, contentes connosco ao ponto de estarmos disponíveis e com apetite para os gestod ou palavras de outros, esta vaidade não é pecaminosa ou nociva. Um bocadinho desta vaidade não faz mal algum. segura-nos no arame, quando este bamboleia com rajadas fortes! É amor-próprio um nadinha acentuado, e nos dias que correm é uma arma, defensiva, contra invejas maldizentes e má-vontade egoísta.

Sim tenho vaidade, da boa, q.b.

5 Comments:

At 3:53 AM, Blogger Miguel said...

Quem não é vaidoso que atire a primeira pedra!!

Bjs da matilde

 
At 4:11 AM, Blogger nana said...

Miguel "obrigados" não são precisos!!
e depende da pedra!!!
algumas serão melhor recebidas que outras!!!
se o tecto for meu!!!hi!Hi!
:)

 
At 5:05 AM, Blogger Português desiludido said...

Olá,Nana.
já está no "faro este" a tua música.
1 Bj
pedro

 
At 5:48 AM, Blogger nana said...

Peccas deixei lá 2 comments!
obrigada
cá te espero!

 
At 3:29 AM, Blogger Cristina said...

nana
eu diria mais, as pessoas sem vaidade são profundamente desinteressantes. é preciso gostar de nós, é preciso dizer eu fiz isto bem, eu hoje estou linda, eu sei que faço isto melhor que ninguém...não sempre, mas de vez em quando é preciso amarmo-nos para que os outros também no amem
beijinhos

 

Post a Comment

<< Home