Monday, October 15, 2007

O guarda Oliveirinha



Não nevara, não houvera avalanche, nada de extraordinário ocorrera naquela madrugada; taõ pouco havia sido pesado o jantar mas uma simples sms foi o bastante para interromper o leve sono da autoridade em descanso.E como isto das comunicações tem os seus meandros, sem que se saiba como ou porquê, o certo é que o guarda adormecido foi despertado pelo soar estridente do telemóvel com uma mensagem de mobilização, que(é bom de ver!!) não era para si.
"Carago!!" comentou quando acabou de reler, ficou a coçar a nuca: " E logo amanhã que cá vem o 1º!"Já me lixaram, é o que é!Ainda vou a tempo: dou um pulo a ver quantos são e logo vejo como os desmotivo!Com esta ideia ainda me estragam a visita, nem pensar!Ou eu não me chamo guarda Oliveira! Ainda pensou em reenviar a mensagem para os Ministérios, para não ter sozinho a batata quente nas mãos, mas logo atalhou tal pensamento com um "Para lá do Marão mandam os que lá estão! e recorsou que enchidos e queijos havia com abubdãncia para quem se comportasse.Não é o que diz a Directora de Turma, quando o chama à escola?
Quando chegou à esquadra, o guarda tinha bem estudada a lição: "Temos que agir" disse em voz alta mal passou a porta de entrada.Assim, sem um "Bom dia" sequer,tais palavras bastaram para que o Antunes, guarda também, franzisse o sobrolho:"isto vai dar asneira"!
O Oliveirinha apressou-se a completar: temos que ir apreender material ilícito"
-"Cães, trenós ou queijos?"
-"Nada disso: propaganda. Dirigimo-nos para o Sindicato de Professores.
-o teu puto teve outra vez falta disciplinar?Olha que multar o professor dá menos nas vistas!
"Nada de dizer ao que vamos; Vamos em missão urgente e secreta!"
-"Então mais vale tirar a farda, não?"
O Oliveirinha concordou, contrafeito.Remoendo o doloroso pensamento: Ainda vão dizer que os héróis foram os polícias à paisana. Enfim..."Toca a despir, então!"
-" E falta-nos uma desculpa para lá ir,e entrar!!Se bem que sem farda passamos bem por professores descontentes.Nada de grandes sorrisos e perguntamos novidades das cic~icas, não tem que enganar!
- " Lembra-te da superior missão que nos move: nada de papéis ou tiras, nada de bandeiras ou apupos por escrito; nada de queixas ou reclamações!
- Não se pode, é? Perguntava com democrática ingenuidade o guarda auxiliar.
- poder ainda se pode mas é dever nosso defender o 1º, de arrelias e tanto barulho não fica bem! Vamos cá ter as televisões e não quero bandalheira!
Avançam em extremos de convição: um vai confiante, o outro pouco convencido. Prepararam uma "abordagem relâmpago", isto, claro, se a viatura pegar, porque as manhãs frias são ruins para o motor!
Tiveram sorte, o carro colaborou, resistiram à tentação de accionar a sirene,e estacionaram em lugar privado(Quem multa a polícia?), longe para não serem notados;Muitos episódios de C.S.I. e afins fazem do Oliveirinha mais desconfiado e nem dá tempo para "desmarcarem Material", vai ser de surpresa e de rompante.
Entraram, depois de perguntar pelas ciclícas em disfarce, e depois de ver na parede o anúncio da Manifestação, começou a acção: Sacou do distintivo com ímpeto e ordenou:" Papéis para este saco!"
Um sindicalista atónito perguntava:
-"E a liberdade de expressão onde fica?"
-"Isso o melhor é perguntar no Turismo: eles são bons a dar indicações!A papelada vai toda que não há tempo para verificar tudo!"
-"Olhe que não tem erros" , respondia baixinho o sindicalista.
-É proibído ofender, não sabem??E sabe-se lá o que melindra o primeiro!!Engenheiro, quero eu dizer, o Sr. Engenheiro!E toca a despachar que a manhã foi trabalhosa, deu-me fome e ele não tarda aí!!Daqui estamos despachados!Tenham um bom dia!
*
e para que conste:

Labels: , , , ,

10 Comments:

At 8:10 AM, Blogger Marco Ferreira said...

Se não foi assim que a coisa se passou pelo menos deu para rir um pouco.

Liberdade de expressão, tal como eu Espanha, se não for contra a monarquia tudo bem, aqui não há monarquia mas é como se houvesse.

marinheiroaguadoce a navegar

 
At 2:45 AM, Blogger nana said...

obrigada por cá passares!Marco!
;)
ainda bem que gostaste do texto!
;)
o riso sempre descomprime!!!

 
At 4:27 AM, Blogger Miguel said...

Ganda Caldeirada ...!
Só tu mesmo ...!

Um BOM FDS!
Bjks da M&M & Cª!

 
At 11:45 AM, Blogger nana said...

obrigada pela visita, miguel!
hehe!!
;)
se não for a rir...
;)
chuács em dose dupla!para todo o clã!

 
At 11:57 AM, Blogger Pétala said...

Um beijo de quem há muito não passava cá!!

:)

 
At 3:59 AM, Blogger nana said...

olá pétala!Já tinha saudades!!
;)
aparece!
chuács!em dose dupla!

 
At 6:06 AM, Blogger xana said...

... nem sei se hei-de rir ou chorar... como vai o nosso portugalmente... :(

:) sorrisos. muitos. :)

 
At 3:14 PM, Blogger Caracolinha said...

Olá querida, se puderes passa na casca e assina a petição.

Divulga.

Obrigada.

Beijo encaracolado para as meninas e festinha no Gin ... :)

 
At 2:45 AM, Blogger nana said...

xana, temos que rir!!já é sinistro que baste o telejornal!!
;)
caracolinha vou já lá!!
;)

 
At 4:55 AM, Blogger O Chaparro said...

passei p desejar bom resto de semana. bjos p voces.

 

Post a Comment

<< Home