Saturday, December 30, 2006

O Natal com a bébé Natal

Este Natal foi, necessariamente, diferente:bem mais quentinho e mágico porque tivemos de prenda antecipada o nosso tesourinho:a Maria Francisca que apetece mais do que bolo rei ou rabanadas, que brilha mais do que as luzinhas na arvore, que nos preenche mais do que qualquer presente.

Assim acabei por comer menos bacalhau e sobremesas pois tinha-a ao colo serena no meio das gargalhadas e algazarra geral!Nesta pic a bisavó dá-lhe colo enquanto eu dou uma escapadinha para lhe preparar o suplemento!Enfim a bela vidinha de mamã:estafante mas recomfortante.

A bébé teve muitos presentes, coloridos e fofinhos;roupinhas e brinquedos.

A mim deu-me um sorriso enorme na manhã do dia 25 que me pintou o coração com um arco-íris e me deixou feliz!

Sunday, December 24, 2006

coisas de Natal

Hoje, que estamos mesmo a chegar à noite de Natal, é um lufa-lufa e por isso o post tem que sair rápido pois as "entregas de prendas" já estão em marcha!
coisas giras de Natal
Um postal especial :aqui
Fazer um presépio animado
descobrir filmes na imagem aqui
um video com uma miúda castiça
impagáveis apanhados de tv
e para comemorar o espírito de Natal, um postal personalizado: basta colocar o nome e está:aqui

E para todos, os que estão na barra da direita e os que passam e comentam ou não, um Natal doce e quentinho são os desejos cá do estaminé!!

FELIZ NATAL!

Tuesday, December 19, 2006

concurso de àrvores de Natal na blogosfera



A àrvore deste ano tem a bébé como inspiração:daí os ursinhos em rosa e verde!
Ela adora ver as estrelinhas que piscam!


















o ano passado participei no blog dos pinheirinhos de natal, logo participarei no blog deste ano de decorações de Natal e já enviei as pics para tugir@mail.sitepac.pt que organiza no Blog Tugir um concurso de àrvores de Natal de Bloggers porque na blogosfera há espírito natalício!Não custa participar e há prémio ou prenda, dizem eles!
Mais umas pics da pequenina:























A minha menina tem os seus momentos!Já recebeu o comentário de uma ucraniana conhecida:"Ai que menina gritosa e barulhosa!(sic)"























no geral, é calminha:

Monday, December 18, 2006

o prémio foi para nós, para todos os que teclam e navegam


a internet tem coisas boas e coisas más!!A máxima de "não fales com desconhecidos" está um bocado obsoleta, com os perigos que daí podem vir mas faz-nos a todos figuras do ano da Time o que torna evidente o potencial real do virtual.Afinal o mundo pode ser mudado por cada um, desde a sua pequena "janela" à distãncia de um click, de um post, de um link.Agora podemos tudo comentar, fazer saber e contar, fazer pontes e tornar o mundo mais pequeno.

O prémio da Time desta vez foi para nós.Estamos todos, pois de parabéns!

Tudo explicadinho no artigo completo:aqui

Friday, December 15, 2006

a dança do elfo




















Seguindo de blog em blog eis que passei na "casa" da 1entre1000 e aceitei a sugestão
fui ver um site de actividades de Natal e já fiz elfos para várias pessoas!Temos que entrar no espírito da éoca e nada melhor do que "topar" a uma dança de duende e assim se o Pai Natal precisar de ajuda, já temos o estágio do baile feito!
Se me quiserem ver em modelito duende ou em figurinhas tristes é espreitar aqui
Bom Natal!
Experimentem a dança!

Wednesday, December 13, 2006

post natalício T-shirt de Natal

Bom Natal para todos!















Uma contribuição para o blog a minha T-shirt




















a do ano passado foi esta



ser mãe significa dormir menos horas seguidas mas a boa sorte de tirar umas ricas sonecas

o melhor do Natal é ter este presente já em mãos!

ai,carolina,ó,i,ó,ai


malquerenças ou coisas de quem não quer bem

Neste país tudo pode chegar a livro, o que não quer dizer que tudo seja literatura ou que sejamos um país de cultura em expansão ou a pulular de futuros prémios Nobel.
Desde os livros da filha de Solnado, até aos livros de receitas, até aos relatos dos arguidos em prisão preventiva e incursões de apresentadoras nos reinos da ficção, se formos a ver ,hoje, não há bicho careta que não publique umas linhas, em formato papel, o que se revela em muitos casos um assassinato de àrvores sem jeito sem grandes benefícios de estimulação neuronal.
Literatura é outra coisa.
No reino da Literatura, aquelas letras que o tempo não apaga nem faz caducar desde Rousseau que a autobiografia é um género em expansão, sinal da importância que o indivíduo ganhou na sociedade e sinal do egostismo, essa vaidade boa que nos troxe o Romantismo. Mas falar de si é mentir, quase inevitavelmente. E os estudos literários são pródigos em artigos que estudam a ténue fronteira entre a autobiografia e a ficção. quando se cria uma voz narrativa e se arrumam os acontecimentos do passado numa ordem qualquer e se relata com palavras escolhidas, o registo perde a factualidade e aproximamo-nos dos terrenos de estória, afastando-nos da História.
Isto em Literatura.
Há depois frases juntas que não chegam a ser Literatura, são outra coisa, nem sequer Literatura Marginal, pois essa tem a garantia de qualidade do etnográfico e da tradição.
Vem tudo isto a propósito do "eu, carolina" que encerra desde logo uma mentira pois se a pequena fosse desde sempre dada às letras não a encontraria Pinto da Costa no Calor da noite a beber champagne!Atrás deste "eu" há um escritor fantasma e assim a confissão e denúncia das alarveidades de carolina usam enganosamente a primeira pessoa gramatical.
E por isso me parece de filme que a procuradoria esteja a ler esta "obra prima"!!
Ai carolina, quanto ressabianço há em cada frase!Ó que coisinha mais reles de se fazer!i!Não dá para acreditar ao que se presta a donzela e na figureta de "vitima inocente" que agora quer fazer passar!Ó carolina, bem razão tem o ditado:"nunca peças a quem pediu..." , e ai, que a tua vidinha pode andar para trás e não há olhinho a tremer que te valha!!
Em resumo, a literatura de cordel, tipo Bianca e afins que primava por romances pindéricos de reconhecido falta de qualidade,tem neste "eu, carolina" um renascer: fraquinho, fraquinho em objectivos, intenções e motivações!
Vende bem pois a tentação de espreitar à fechadura e o "despropósito"discursivo, tipo Big Brother são um bom apelo ao "cuscas" que há em cada um.
Uma tristeza, enfim. A editora fica contente, claro! Belo espírito de Natal, se bem querer dá nisto, mais valem as inimizades, sempre se sabe com o que se conta dessa parte!!

Wednesday, December 06, 2006

coisas de dedos

Podia colocar aqui o clássico gesto dos dedos, mas não quis ser tão gráfica!Espreitando o blog da mushu e depois de já ter visto o mesmo na gotinha,resolvi aqui aplicar o que foi primeiramente publicado no blog dos dedos pois considero que tem toda a razão:

já fui a um congresso subordinado ao tema onde em jeito de conclusão reconhecia-se a ausência de bibliografia face a esta nova catrefa de termos!A cópia não trazia a fonte para que não se notasse tanto a sujeição da nossa gramática às anglo-saxónicas!Já Eça dizia:"importamos a cultura de fora e esta fica-nos curta nas mangas"!Os linguístas presentes no congresso mostravam-se descontentes com esta "invenção" e surgi~ram na sala d´´uvidas mil, algumas bastante díficeis de solver.Urge uma formação aos professores, já fui ver alguns materiais disponíveis mas os alunos são de facto as cobaias desta inovação escusada e confusa, cheia de preciosismos e abstrações pouco utéis ou significativas para os estudantes que temos e que o Governo quer ver aplicada desde o primeiro ciclo!

Aponto o dedo neste post inspirado no blog dos dedos ao dedo identificativo que está em fase experimental no Hospital Pedro Hispano: outra peregrina ideia que pode ter nefastos resultados: passando os hospitais a S.A. toda a mentalidade de Saúde muda: já não há doentes mas utentes e os serviços de saúde passam a ser olhados como "fábrica de consultas e operações que tem de dar lucro.Mais eficácia menos humanidade: esta é uma fórmula perigosa, para todos. Agora tal como numa fábrica de tijolos ou têxteis médicos e enfermeiros vão ter que "picar o ponto", com exibição do dedo, identificação digital.A medida tende a ser geral e nacional mas ainda só colocaram três máquinas no H.Pedro Hispano e há sururu por esta discriminação e medida: vão formar-se filas para colocar o dedo; as tardias saídas(se a operação demora...) não são compensadas;e para profissionais sérios e com antiguidade esta medida parece provocação e não é dignificante ou honrosa.Obviamente que o horário de cada um é para cumprir, mas não se trata de meninos!!Já falta pouco para implementarem "sirene", ou "toque de saída"!!

Face a estes absurdos, prepotentes e pouco conscientes sabia bem qual o dedo a apontar para mostrar desagrado mas, por esmero de educação e enquanto educadora fico-me com um "dava-te com os pés, com os dedinho stodos, com agrado e força"...vamos ver no que isto dá!!

em jeito de ilustração ficam estes são belos pois são da minha menina: